Existem diferentes paradigmas no conceito de formação de educadores decorrente do papel a desempenhar no processo educacional. A postura do educador vem de um modelo teórico de conhecimento que representa perspectivas de homem e sociedade que esta empregado em um contexto histórico - social.
Esta formação é caracterizada por uma visão certificada, burocrática onde a necessidade da reciclagem e capacitação é uma constante para que se diminua o espaço entre a teoria e a prática.
As tecnologias, os meios eletrônicos, estão muito presentes na vida cotidiana do ser humano, que por sua vez é consumidor desse meio.
Cada vez mais a formação do educador deve estar voltada para a incorporação de tecnologias de informação e comunicação; Pierre Lévy nos levanta uma reflexão sobre o futuro das comunicações, “O atual curso dos acontecimentos, converge para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho para as sociedades humanas”.
O pressuposto da formação pedagógica deve estar voltado para os conceitos de desenvolvimento tecnológicos a partir do momento em que uma criança hoje já nasce cercada por elementos do mundo tecnológico, e seu desenvolvimento se dará a partir dele, a função do educador em sua prática é de dar condições ao discente de desenvolver suas funções psicológicas e cognitivas, tendo autonomia de criticar e reflexivamente desenvolver seu estilo próprio de atuar dentro do meio que vive, utilizando as ferramentas do ciberespaço a seu favor.
Na visão contemporânea o conceito de re-significação da prática docente deve ser uma constante em sua formação, a mudança tem como foco o contexto de trabalho do professor o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), ocorre de modo integrado ao tempo e espaço da instituição educacional, onde o aluno também devem estar comprometidos a estas transformações. O educador é convidado a novos desafios de re-contextualizar as atividades experientizadas em sua formação, para a atuação em sala de aula, utilizando de novas tecnologias existentes junto com seus alunos, ajudando-os a interagir nesta nova e imensa atmosfera do conhecimento. Dessa forma possibilita o aluno a embarcar em um ambiente interativo, na troca de experiências, na ajuda mútua, no aprender, na ação, com ferramentas de pesquisas que aumentam no campo do conhecimento e do saber coletivo.
As tecnologias estão cada vez mais fazendo parte do processo educacional, as experiências culturais foram submetidas a transformações radicais dentro do contexto histórico e atual. Imagens, sons, linguagem, mídias surgem a todo o momento, tornando o ciberespaço um ambiente móvel e incerto ao arbítrio do homem.
Sendo esta uma ferramenta aplicada nas instituições educacionais e na formação do educador buscando acompanhar o processo evolutivo do ser humano. É um instrumento transformador do ensino, tanto presencial e agora a distância o que amplia a reflexão sobre a Inteligência coletiva e a Aprendizagem colaborativa.
Por fim o professor deve acompanhar as tendências do mundo moderno, trabalhar com seus alunos a fim de desenvolver suas capacidades de interação e prepará-los para sua formação emocional e intelectual. Com tudo para a convergência digital.
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